Preço pago
pela compra de refinaria de Pasadena passa de US$ 1,3 bilhão
Memorando de ex-parceira aponta
pagamento extra de US$ 85 milhões.
Negócio é investigado pelo Tribunal de Contas da União.
Negócio é investigado pelo Tribunal de Contas da União.
Do G1, com informações do Jornal
Nacional
A compra da refinaria de Pasadena,
nos Estados Unidos, saiu ainda mais cara do que se sabia para a Petrobras. Um pagamento extra de US$ 85
milhões eleva o valor total pago pela estatal brasileira para US$ 1,3 bilhão.
O pagamento, feito em fevereiro de
2007, é confirmado por um memorando que a Astra Oil, a então sócia da Petrobras
na refinaria, mandou para a Receita Federal dos Estados Unidos. O documento foi
revelado pelo jornal "O Estado de S. Paulo" nesta segunda-feira (31).
Os advogados da Astra disseram a um
auditor do fisco americano que a empresa brasileira se comprometeu em um acordo
a pagar US$ 85 milhões quando a receita da Astra Oil ficasse abaixo de um
determinado valor. 2005, astra Oil comprou a refinaria por US$ 42 milhões
e investiu nela outros US$ 84 milhões, o que dá US$ 126 MILHÕES.
Com mais esse desembolso, o preço
total da compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras ficou mais
alto.Na semana passada o Jornal Nacional mostrou em quanto ficou a conta,
incluindo o pagamento de impostos.
Em 2006, a Petrobras comprou metade da refinaria, pagou US$ 190 milhões
pelas ações e US$ 170 milhões pelo estoque que havia naquele momento. A empresa
brasileira afirmou que teve que pagar outros US$ 56 milhões em impostos,
conforme um documento encaminhado à agência que regula o mercado financeiro nos
Estados Unidos. Total pela primeira metade: US$ 416 milhões.
Em 2008, a sócia belga se baseou numa cláusula contratual para forçar a
Petrobras a comprar os outros 50%. A justiça americana decidiu que o preço
seria de US$ 639 milhões.
A Petrobras recorreu e, depois de quatro anos de processo, perdeu. Em 2012,
o valor foi corrigido para US$ 820 milhões.
A conta final ficou assim:
- US$ 416 milhões pela primeira metade.
- US$ 820 milhões pelo restante da refinaria.
- US$ 85 milhões pagos em 2007 para compensar a receita da sócia.
- US$ 416 milhões pela primeira metade.
- US$ 820 milhões pelo restante da refinaria.
- US$ 85 milhões pagos em 2007 para compensar a receita da sócia.
Ou seja, a Petrobras pagou ao menos
US$ 1,3 bilhão.
Investigação
A assessoria da Petrobras informou que a empresa não vai comentar nada sobre a compra da refinaria de Pasadena até o fim das apurações da comissão interna que analisa o caso.
A assessoria da Petrobras informou que a empresa não vai comentar nada sobre a compra da refinaria de Pasadena até o fim das apurações da comissão interna que analisa o caso.
A compra da refinaria vem criando mal-estar no governo e dentro da
Petrobras. O negócio levantou suspeitas de superfaturamento e evasão de divisas
na negociação – mas ganhou ainda mais repercussão porque, na época, quem
presidia o Conselho de Administração da estatal, que deu aval à operação, era a
atual presidente da República, Dilma Rousseff.
A presidente Dilma afirmou, após a abertura de investigações no Tribunal de
Contas da União (TCU), Polícia Federal e Ministério Público, que só aprovou a
compra dos primeiros 50% porque o relatório apresentado ao conselho pela
empresa era "falho" e omitia duas cláusulas que acabaram gerando mais
gastos à estatal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário