PRESIDENTA DILMA ASSINOU DECRETO QUE INTERNALIZA AS NORMAS DA CONVENÇÃO 151 DA OIT
Ontem, 11:05:02
O dia 06 de março se tornou um dia histórico para o movimento sindical especialmente para os servidores públicos. A presidenta da República Dilma Rousseff assinou decreto que internaliza a Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a medida foi publicada no D.O.U. do dia seguinte (07 de março).
A 7a Marcha das Centrais Sindicais e Movimentos Sociais concentrou na capital do país cerca de 60 mil pessoas. A pauta de reivindicações continha 12 itens, entre esses a regulamentação da Convenção 151 da OIT.
Com um histórico de lutas pela ratificação e regulamentação da 151, a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), sempre acreditou que o trabalho não seria em vão. A entidade acompanhou todo o processo desde a ratificação no Congresso Nacional em 2009 até o registro do depósito em Genebra ocorrido em junho de 2010 na sede da OIT, desde então a entidade e todos os servidores públicos estão à espera da atitude do governo em regulamentar a Convenção, o que deveria ter se concretizado até o dia 17 de junho de 2011, já que existe um prazo para que se cumpra a convenção a ser signatário a partir do dia do registro que é de 01 ano. “De fato teríamos que estar comemorando nesse momento um ano de regulamentação, mas infelizmente ainda não aconteceu. Teremos no mês de junho, em Genebra, o Congresso da OIT onde o tema principal é o serviço público, e esperamos não passar pelo constrangimento de não termos regulamentado a Convenção 151”, disse João Domingos.
Apesar do atraso a CSPB acredita que o decreto assinado pela presidente no dia 06 de março é um importante passo. “Já saímos do ponto morto, a iniciativa da presidenta Dilma Rousseff foi fundamental nessa arrancada, agora esperamos celeridade neste processo, melhor ainda se isso ocorrer antes do dia primeiro de maio quando se comemora o dia do trabalhador, mas é imprescindível que ocorra antes do Congresso da OIT”, pontuou Domingos.
Campanha
Em 2011 a CSPB lançou um portal especificamente sobre a “151” onde disponibilizou um vasto material de áudio, vídeo e textos sobre a Convenção 151. Na ocasião também foi lançada uma campanha publicitária, a Confederação reuniu cerca de 30 mil pessoas em um ato comemorativo alusivo ao dia do trabalhador, com a presença do rapper Gabriel O Pensador, garoto propaganda contratado para a campanha. “São iniciativas que demonstram a necessidade do governo se mover. O portal é moderno e funcional e permite que todos tenham acesso às informações sobre a Convenção 151. Sobre o lançamento da campanha em Goiânia foi memorável, colocamos na praça pública mais de 30 mil trabalhadores e foi um sucesso”, lembrou João Domingos.
Reunião com a presidenta
Decreto
O Decreto número 7.944 foi assinado pela presidenta Dilma Rousseff no dia 06 de março, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) no dia seguinte. A iniciativa foi bem vista pela CSPB. “O mais importante é o governo sinalizar e isso demonstra vontade política, nesse decreto a presidenta está adotando as normas dos princípios da OIT como normais nacionais, ou seja, elas passam a compor o arcabouço jurídico das legislações que tratam das relações de trabalho no setor público no Brasil, isso indica uma obrigação do governo em regulamentar a 151 e consequentemente sair do papel, isso é motivo de comemoração para os servidores públicos pois essa medida da presidente é a mais importante até aqui, um salto de qualidade”, explica o presidente.
Próximos passos
Nenhum comentário:
Postar um comentário